Regra de
três simples é um processo prático para resolver problemas que envolvam quatro
valores dos quais conhecemos três deles. Devemos, portanto, determinar um valor
a partir dos três já conhecidos.
Passos utilizados numa regra de três
simples:
1º) Construir uma tabela,
agrupando as grandezas da mesma espécie em colunas e mantendo na mesma linha as
grandezas de espécies diferentes em correspondência.
2º) Identificar se as grandezas
são diretamente ou inversamente proporcionais.
3º) Montar a proporção e
resolver a equação.
Exemplos:
1) Com uma área de absorção de raios solares de 1,2m2, uma
lancha com motor movido a energia solar consegue produzir 400 watts por hora de
energia. Aumentando-se essa área para 1,5m2, qual será a energia
produzida?
Solução: montando a tabela:
Área (m2)
|
Energia (Wh)
|
1,2
|
400
|
1,5
|
x
|
Identificação do tipo de relação:
Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x (2ª
coluna).
Observe que: Aumentando a área de absorção, a energia solar aumenta.
Como as palavras correspondem (aumentando - aumenta), podemos afirmar que as grandezas são diretamente proporcionais. Assim sendo, colocamos uma outra seta no mesmo sentido (para baixo) na 1ª coluna. Montando a proporção e resolvendo a equação temos:
Observe que: Aumentando a área de absorção, a energia solar aumenta.
Como as palavras correspondem (aumentando - aumenta), podemos afirmar que as grandezas são diretamente proporcionais. Assim sendo, colocamos uma outra seta no mesmo sentido (para baixo) na 1ª coluna. Montando a proporção e resolvendo a equação temos:
Logo, a energia produzida será de 500 watts por hora.
2) Um trem, deslocando-se a uma velocidade média de 400Km/h, faz um determinado
percurso em 3 horas. Em quanto tempo faria esse mesmo percurso, se a velocidade
utilizada fosse de 480km/h?
Solução: montando a tabela:
Velocidade (Km/h)
|
Tempo (h)
|
400
|
3
|
480
|
x
|
Identificação do tipo de relação:
Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x (2ª
coluna).
Observe que: Aumentando a velocidade, o tempo do percurso diminui.
Como as palavras são contrárias (aumentando - diminui), podemos afirmar que as grandezas são inversamente proporcionais. Assim sendo, colocamos uma outra seta no sentido contrário (para cima) na 1ª coluna. Montando a proporção e resolvendo a equação temos:
Observe que: Aumentando a velocidade, o tempo do percurso diminui.
Como as palavras são contrárias (aumentando - diminui), podemos afirmar que as grandezas são inversamente proporcionais. Assim sendo, colocamos uma outra seta no sentido contrário (para cima) na 1ª coluna. Montando a proporção e resolvendo a equação temos:
Logo, o tempo desse percurso seria de 2,5 horas ou 2 horas e 30 minutos.
3) Bianca comprou 3 camisetas e pagou R$120,00. Quanto ela pagaria se comprasse
5 camisetas do mesmo tipo e preço?
Solução: montando a tabela:
Camisetas
|
Preço (R$)
|
3
|
120
|
5
|
x
|
Observe que: Aumentando o número
de camisetas, o preço aumenta.
Como as palavras correspondem (aumentando - aumenta), podemos afirmar que as grandezas são diretamente proporcionais. Montando a proporção e resolvendo a equação temos:
Como as palavras correspondem (aumentando - aumenta), podemos afirmar que as grandezas são diretamente proporcionais. Montando a proporção e resolvendo a equação temos:
Logo, a Bianca pagaria R$200,00 pelas 5 camisetas.
4) Uma equipe de operários, trabalhando 8 horas por dia, realizou determinada
obra em 20 dias. Se o número de horas de serviço for reduzido para 5 horas, em
que prazo essa equipe fará o mesmo trabalho?
Solução: montando a tabela:
Horas por dia
|
Prazo para término
(dias)
|
8
|
20
|
5
|
x
|
Observe que: Diminuindo o número
de horas trabalhadas por dia, o prazo para término aumenta.
Como as palavras são contrárias (diminuindo - aumenta), podemos afirmar que as grandezas são inversamente proporcionais. Montando a proporção e resolvendo a equação temos:
Como as palavras são contrárias (diminuindo - aumenta), podemos afirmar que as grandezas são inversamente proporcionais. Montando a proporção e resolvendo a equação temos:
Exercícios
1º) 8 metros de tecido
custam R$ 200. Quanto custam 12 metros desse mesmo tecido?
Note que se aumentarmos o comprimento do tecido, aumentará também o seu preço. Portanto, são grandezas diretamente proporcionais (DP).
O termo desconhecido é o valor de x . Os números 12 e e 200 são
chamados extremos. Os números 8 e o valor de x são chamados de meios.
R: 12
metros custam R$ 300,00.
2º) Desejo ler um livro
de Matemática de 240 páginas. Nas primeiras duas horas consegui ler 10 páginas.
Continuando nesse ritmo, quantas horas gastarei para ler o meu querido livro de
Matemática?
Note que à medida que o tempo passa, aumenta a quantidade de páginas lidas do livro. Portanto, são grandezas diretamente proporcionais (DP).
R:
gastarei 48 horas (dois dias) para ler o meu amado livro de Matemática
3º) 4 torneiras abertas
enchem um tanque em 1 hora e 10 minutos. Quantas torneiras iguais a essas serão
necessárias para encher o mesmo tanque em 40 minutos?
Sabemos que 1h e 10 min = 70min.
Note que se aumentarmos o número de torneiras, o
tempo necessário para encher o tanque diminui. Portanto, são grandezas
inversamente proporcionais (IP). Quando temos grandezas IP, a regra é a
seguinte: a razão entre dois valores de uma é igual ao inverso da razão entre
os dois valores correspondentes na outra.
R: serão necessárias 7 torneiras.
4º) Um navio partiu do
porto do Itaqui para uma viagem em alto mar levando a bordo reservas
suficientes para alimentar seus 20 tripulantes durante 30 dias. Logo após a
partida do navio, percebeu-se a presença de 4 tripulantes clandestinos. Nessas
condições, quantos dias ainda vão durar as reservas de alimentos?
Note que se aumentarmos o número de tripulantes (no
caso, 20 + 4), as reservas de alimento (x) diminuem. Portanto, são grandezas inversamente
proporcionais (IP). Quando temos grandezas IP, a regra é a seguinte: a razão
entre dois valores de uma é igual ao inverso da razão entre os dois valores
correspondentes na outra.
R: as reservas de alimentos vão durar 25 dias.
5º) Para transportar
certo volume de minério foram utilizados 30 minivagões carregados com 10 metros
cúbicos de minério cada um. Adquirindo-se minivagões com capacidade para 12
metros cúbicos de minério, quantos vagões destes seriam necessários para fazer
tal serviço?
Note que se aumentarmos a quantidade de volume dos
minivagões (no caso, de 10 para 12 metros cúbicos), a quantidade de vagões vai
diminuir. Portanto, são grandezas inversamente proporcionais (IP). Quando temos
grandezas IP, já sabemos a regra: a razão entre dois valores de uma é igual ao
inverso da razão entre os dois valores correspondentes na outra. Então nossa
proporção fica assim:
Parabéns pelo conteúdo estudado. Muito Bom!
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